No dia 28 de Setembro, na sala de sessões da Assembleia Municipal de Ourém teve lugar a apresentação do “Livro Democracia Local:1976-2021”, em que Albino Almeida, Presidente da ANAM foi convidado para a apresentar o livro, em que louvou o trabalho realizado por esta Assembleia Municipal.
“Há que olhar para a democracia local como faz a Assembleia Municipal de Ourém, porque ela corporiza aquela máxima da democracia local: O poder do povo, pelo povo e para o povo”, referiu Albino Almeida, referindo as iniciativas que a AMO tem realizado, em que se destaca os debates e as iniciativas onde fomenta a democracia participativa, onde os jovens são os principais atores.
Para Albino Almeida, esta publicação retrata o poder local em Ourém nos últimos 45 anos, “deve ser lida por todos”, aconselhando os professores de história do concelho a “ensinar esta disciplina apartir deste livro”.
Albino Almeida, ressalva que ” provavelmente os alunos estarão mais interessados em aprender o que se passou há 40 anos na sua terra do que acontecimentos mais longínquos”, pois “tudo o que somos hoje como sociedade, devemos a todos os que nos antecederam, com os erros com os quais aprendemos, mas também com as coisas bem- sucedidas”.
Referiu a importância dos jovens para o futuro e como este livro ajuda a compreender o passado, e também perceber a importância e a função dos vários orgãos do poder local (Assembleia Municipal, Câmara Municipal, Assembleia de Freguesia e Junta de Freguesia).