Desenvolvido pela ANAM – Associação Nacional de Assembleias Municipais, os “Prémios ANAM” foram criados com o objectivo de reconhecer, no plano nacional, estudos, artigos, trabalhos de investigação científica e jornalística e trabalhos de âmbito escolar relacionados com matérias que valorizem e dignifiquem as Assembleias Municipais e o seu papel na organização dos municípios. Esta distinção desenvolve-se nas seguintes categorias:
O prémio reconhece o trabalho das Assembleias Municipais existentes, na promoção das boas práticas no seu funcionamento e o seu impacto local na relação com os munícipes, tendo os seguintes critérios de seleção: prática inspiradora, envolvimento efetivo de toda a comunidade e continuidade do projeto no tempo.
Depois de analisadas todas as candidaturas, o júri decidiu atribuir os Prémio de “Boas Práticas” das Assembleias Municipais às Assembleia Municipal de Lagos, Lamego, Lourinhã, Mafra e Ourém.
Pelos mesmos critérios, o júri decidiu atribuir as Menção Honrosa, às Assembleias Municipais de Porto de Mós, Arruda dos Vinhos, Ílhavo e Lagoa.
O prémio celebra as ideias e ações originais que impulsionam a participação democrática e o desenvolvimento da comunidade escolar e local.
O júri decidiu atribuir os prémios Trabalhos de Âmbito Escolar aos agrupamentos de escolas da Gafanha da Nazaré, Góis – Escola B. de Góis e do Sardoal.
Tendo como base os mesmo critérios, o júri decidiu ainda atribuir as Menções Honrosas ao Agrupamento de Escolas do Lavante da Maia e ao Agrupamento de Escolas Gonçalo Mendes da Maia.
O prémio destina-se a distinguir pessoas e entidades, autoras de estudos e trabalhos de investigação académica e jornalística que se tenham destacado na difusão dos direitos e liberdades fundamentais, reforço dos valores democráticos e valorização do poder local nomeadamente da assembleia municipal.
Deste modo, o júri decidiu atribuir os Prémios Dr. José Manuel Pavão a Arlinda Brandão, Catarina Silva e Isabel Vilaboa.
Aplicando os mesmos critérios, o júri decidiu atribuir as Menção Honrosa a Delgisa Fortes e Catarina Marques.